INTER-RUMORES é um projeto de pesquisa participativa interdisciplinar sobre a paisagem sonora multicultural. Envolve o trabalho da investigadora Ana Moya, do músico Fernando Ramalho e do ilustrador Lord Mantraste, numa viagem que vai da linguagem ao quotidiano, passando pela memória e a música, a partir de uma recolha de sons levada a cabo com quarenta alunos adolescentes (entre 12 e 19 anos) de dez nacionalidades diferentes, moradores na zona da Alfama, Mouraria, Arroios e Graça, em Lisboa, e frequentadores da aula de Português Língua Não Materna da Escola Secundária Gil Vicente. O trabalho materializa-se para o Festival Next Stop, que decorre entre 28 e 30 de Março de 2019, e na Galeria de Arte Temporária, que decorre até 24 de Julho de 2019, com a criação e produção de quatro composições sonoras por parte do músico Fernando Ramalho, e na instalação sonora em quatro estações do Metropolitano de Lisboa, na Linha Verde (Martim Moniz, Intendente, Anjos e Alameda), acompanhada por painéis de apresentação, realizados por Lord Mantraste, com um código QR que conecta com este site, www.interrumores.pt, e que permite aos utilizadores interagir com a nossa base de dados sonora e interativa.
Lord Mantraste transformou os sons num universo de desenhos táteis (clicáveis), onde os rostos, os lugares, as memórias e as atividades diárias se transformam em som. Pretendemos que o visitante do site entre no labirinto de mundos visuais e sonoros de doze dos nossos alunos. Estes doze alunos selecionados são os porta-vozes de cada uma das nacionalidades que encontrámos nos quarenta alunos participantes neste projeto (Nepal, Roménia, Bangladesh, Índia, China, Vietname, Filipinas, Guiné Conacri, Nigéria e Senegal), os quais estão há poucos anos, meses ou mesmo semanas em Lisboa, e que com todo o seu entusiasmo e interesse contribuíram com todo o acervo sonoro que se encontra neste site. Queremos que o utilizador também participe na criação ativa de peças sonoras, que podem ser tantas quanto a criatividade permita, através da seleção, repetição e mistura dos sons ao ser clicados livremente em cada um dos desenhos.
No site www.interrumores.pt podem-se ouvir as quatro peças sonoras que resultaram das recolhas feitas com os alunos participantes no projecto, bem como viajar pelos sons da memória que os nossos alunos trazem dos seus países de origem, do quotidiano das suas vivências em Lisboa, da sua cultura musical ou dos exercícios sonoros que com eles realizámos. No site podemos não só ouvir os sons, mas também misturá-los, permitindo que cada pessoa que por ele navega produza os seus próprios percursos sonoros.
No site encontram-se as quatro peças sonoras do músico Fernando Ramalho, inspiradas, criadas e produzidas utilizando a paleta sonora do acervo dos alunos, numa lógica sequencial que nos leva num percurso que começa na linguagem, prossegue pela memória e a música e termina no quotidiano da cidade de Lisboa e dos bairros onde vivem os alunos. As quatro peças sonoras podem ser descarregadas aqui:
Inter-Rumores-CulturaMusical.wav
Desejamos mostrar, com este trabalho, que o património da paisagem sonora cria-se no presente, na produção sonora e na criação ativa de uma experiência que pode ser partilhada. O património da paisagem sonora é constituído por uma matéria qualitativa e por uma expressão artística que no seu conjunto aporta um sentido e um significado ao lugar, aberta a articulação da diversidade de identidades pessoais e coletivas.
Conceção: Ana Moya e Fernando Ramalho
Coordenação, Análise e Mapeamento Sonoro: Ana Moya
Criação Musical: Fernando Ramalho
Ilustração: Lord Mantraste
O Festival NextStop é uma iniciativa do Largo Residências, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Local-GABIP Almirante Reis /Câmara Municipal de Lisboa (CML) / Junta de Freguesia de Arroios / Fundação Aga Khan, como parte do programa InFusão.